Operações & manutenções

Este documento é referente a manutenção e operações do cirandas.net, não sendo necessáriamente aplicaveis a outras instâncias do noosfero, mas podem servir como base de inspiração, além de também servir como guia sobre os requerimentos, políticas de disponibilidade e organização.

Prefácio

Monitoramentos & alarmes

Atualmente, somente os nós são monitorados e exportam suas métricas para uma instância do Prometheus que faz o monitoramento de alguns serviços de infra.

Alarmes são gerados com o alertmanager, e existe também um relay que posta essas notificações no canal #eletrotupiniquim no IRC. Emails são disparados pessoalmente para cirandas@eletrotupi.com.

Métricas públicas

Todas as métricas são públicas e disponíveis em metricas.cirandas.net/metrics. E são monitoradas através da instância do Prometheus disponível em metricas.eletrotupi.com.

Areas para serem trabalhadas

  1. Precisamos criar/expor metricas específicas da aplicação do noosfero, isso possivelmente deve ou (1) envolver criar um plugin específico para exportar metricas de qualquer aplicação noosfero ou (2) escrever diretamente no nosso fork do noosfero.

  2. Disponibilizar alertas públicamente em alguma lista de email (provavelmente de ops).

  3. Eventualmente, seria interessante de separar as métricas do cirandas das métricas da infra @eletrotupi.com. Hoje, por uma questão de conveniência e praticidade está tudo junto.

Topologia

Por enquanto, a topologia está separada em dois provedores de infra diferente: Linode (EUA) e KingHost (BR). O cirandas esteve com o Linode desde 2017, e, pessoalmente eu gosto do Linode. Contudo, com a flutuação do preço do Dólar, tem se tornado insustentável manter o servidor lá. A migração para um serviço BR começou a ser planejada em meados de Março de 2021, e efetivamente entrou em vigor em Setembro.

Alocações

araucaria

Propósito: SQL primário

Provedor: KingHost

Host: araucaria.cirandas.net (177.153.58.2)

guanandi

Propósito: noosfero

Provedor: Linode

Host: guanandi.cirandas.net

Estatísticas

O cirandas.net hospeda o próprio serviço de estátisticas: stats.cirandas.net.